Estive no Rio de Janeiro a trabalho e obviamente um pouco de lazer nos últimos dias e pude notar claramente o envolvimento positivo entre as entidades desportivas sem fins lucrativos e o Poder Público em iniciativas voltadas ao desenvolvimento do desporto local. Além destes dois elementos há a fundamental participação do empresariado em atividades referentes ao mesmo setor.
A Lei de Incentivo ao Esporte é um dos instrumentos possíveis para se configurar esta aliança. Inúmeros locais públicos são disponibilizados às entidades que se disponham a proporcionar o engrandecimento e participação da população, sem qualquer custo, na prática do desporto.
Este exemplo deveria ser copiado em todo país, entretanto, às vezes, nossos representantes só aceitam idéias que saiam de suas bases ou de si próprios. Devemos lembrar que em primeiro lugar vem a saúde da população tão debatida, cujo tema já nos embutiu desagradáveis impostos em nossas contas diárias e necessárias. Ao oferecermos a possibilidade da prática desportiva aberta e gratuita à população, por meio de leis de incentivo, certamente em médio prazo teremos pessoas mais saudáveis, diminuindo as filas nos postos de atendimentos médicos e um povo mais feliz.
A quantidade de pessoas praticando esportes na Capital carioca emociona. Tomara sejamos iluminados com iniciativas semelhantes em mais regiões do Brasil pois aí sim teremos nosso Direito Constitucional de acesso ao lazer e saúde garantidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário